9 Opções de download do Linux para você começar a utilizá-lo agora mesmo

JUNTE-SE A MAIS DE 110.000 PESSOAS QUE JÁ TEM UMA CÓPIA

Ubuntu: Iniciando com Linux de maneira prática e rápida

download linux

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Existem várias maneiras de fazer download do Linux. Isso porque o kernel Linux é open source (código aberto), assim como a grande maioria das distribuições disponíveis, o que nos proporciona uma vasta gama de flavors que podemos utilizar para diversas finalidades.

Algo em comum entre todos os meios de download e instalação é o uso do formato ISO. Trata-se de um arquivo de imagem que pode ser gravado em CD / DVD ou pendrive e, então, utilizado para instalação, manutenção e LiveCD.

Criar uma mídia de instalação a partir de arquivos ISO é muito simples; inclusive, já ensinamos a fazer isso com diversos programas específicos, como: Unetbootin, Etcher e RMPrepUSB. Logo, se não souber por onde começar, dê uma olhada nesses artigos.

Neste artigo, elencamos nove distribuições bastante populares para você fazer download do Linux para uso doméstico, trabalho, entretenimento, rotinas de cibersegurança, entre outras tarefas. Vamos a elas?

1. Ubuntu

linux-download-do-ubuntu

Ubuntu é uma das distribuições mais importantes do universo Linux. Ela foi projetada com intuito de popularizar o acesso de usuários iniciantes, acostumados a utilizar o Windows para diversas tarefas, oferecendo a todos um sistema completo, fácil de usar, livre e gratuito.

A gratuidade, de fato, já foi um atributo mais significativo do Ubuntu, pois o Windows 10 pode ser instalado sem custos. Porém, estamos falando de um sistema robusto, seguro e extensível, uma vez que o Ubuntu permite a instalação de pacotes que o tornam eficiente para várias coisas — servidor, games, office, etc.

Outra qualidade do Ubuntu é a sua interface customizável. Por padrão, a distro utiliza interface Gnome, que é bem funcional e elegante a ponto de o visual do Windows não deixar saudades, mas o usuário pode instalar outras interfaces gráficas de acordo com a preferência, podendo até tornar o desktop parecido com o sistema da Microsoft.

Como fazer download do Ubuntu

Acessando a página oficial do projeto é possível encontrar não só uma variedade de versões do sistema (Desktop, Server, IoT e Cloud) e edições específicas para determinadas arquiteturas, mas diferentes formas e origens para download: diretamente do site, de alguma entre os quase 400 mirrors distribuídos no mundo inteiro, ou via BitTorrent.

2. Mint

linux-download-do-mint

Desenvolvido e lançado por Clement Lefebvre, na França, o Linux Mint é uma das mais conhecidas e importantes distros do Linux. O Mint é baseado nos sistemas operacionais Debian e Ubuntu, o que proporciona aos usuários uma vasta gama de aplicações. Veja mais neste post

Trata-se de um sistema frequentemente comparado com o Ubuntu. As suas diferenças estão no consumo de memória otimizado do Mint e, também, de suas diversas edições disponíveis para o usuário, cada uma com características que podem casar com os seus objetivos em migrar para o Linux, como interface leve ou similar à do Windows.

Como fazer download do Mint

No site oficial você pode baixar as versões Cinnamon, MATE e Xfce, no formato de imagem ISO, prontas para serem instaladas no computador, máquina virtual (usando o VirtualBox) ou pendrive bootável.

3. RHEL

download linux redhat

Supondo-se que você não seja um usuário doméstico ou estudante, mas está em busca de mais informações sobre o Linux a fim de determinar a viabilidade de sua implementação na empresa. Nesse caso, não há dúvidas de que o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma opção a ser considerada.

Conforme mencionamos neste artigo, o Red Hat Enterprise Linux é hoje uma das principais distribuições Linux do mercado corporativo. Com o poder da comunidade, o sistema ganhou espaço em ambientes de virtualização, computação na nuvem e aplicações de alto desempenho. O sucesso é tanto que, entre as empresas listadas na Fortune 500, 90% confiam na Red Hat”.

Para as empresas, implementar o RHEL é uma oportunidade de contar com o suporte altamente qualificado, feito por uma empresa que foi adquirida pela IBM. Para profissionais de TI, a certificação RHCSA (Red Hat Certified System Administrator) é uma das mais importantes para administradores de sistemas — se esse é o seu caso, você pode fazer o treinamento aqui.

Como fazer download do RHEL

A imagem de instalação do Red Hat Enterprise Linux está disponível neste link. Diferentemente das demais distribuições que abordamos neste post, só é possível fazer uma avaliação gratuita ou comprá-la.

4. CentOS

download-linux-centos

O CentOS é um dos sistemas operacionais mais abordados aqui no blog. Isso porque o seu uso é voltado a ambientes corporativos, ou seja, uma ótima via para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades em Linux utilizando uma distribuição própria para rotinas de trabalho de TI, como administração de sistemas e servidores.

É inevitável mencionar a sua ligação com o RHEL, pois o CentOS reúne as principais vantagens do Red Hat, como segurança, performance e confiabilidade, com os benefícios de um sistema livre e gratuito. Evidentemente, outra diferença entre eles é o suporte, que é comunitário no CentOS.

Versátil, o CentOS tem uma interface gráfica que permite tanto o uso por parte de gestores de TI quanto usuários finais, como num contexto de pequenas empresas, onde equipes de vários departamentos usam o CentOS para suas tarefas comuns, ao mesmo tempo em que facilitam o gerenciamento por parte do administrador de sistemas.

Como fazer download do CentOS

Recentemente aconteceu o lançamento do CentOS 8, que conta com uma série de novidades nos repositórios BaseOS e AppStream, no web console (recurso de gerenciamento de servidores via browser), ferramentas para contêiner, política de criptografia, entre outras. Acesse este link para download.

5. Debian

download-linux-debian

O Debian é uma das distribuições mais importantes do universo Linux. É uma das poucas, por exemplo, que não são baseadas em nenhum outro projeto. Livre, o Debian é altamente estável e seguro, com vasto suporte a hardware e uma comunidade composta por centenas de voluntários do mundo inteiro que contribuem para o seu desenvolvimento.

Quem costuma utilizar o Debian está em busca de quê? De antemão, podemos dizer que não se trata de um sistema amigável para iniciantes. Todos os valores de confiabilidade, segurança e inovação que constituem o Debian são aproveitados por empresas de segmentos diversos.

Logo, é uma ótima alternativa para quem pretende atuar com administração de sistemas e programação e, com isso, crescer profissionalmente. Inclusive, profissionais de segurança têm a oportunidade de aprender a lidar com um sistema feito por quem leva o assunto muito a sério, sendo uma opção e tanto para futuras implementações na empresa.

Como fazer download do Debian

Você encontra o Debian 10 (Buster) para baixar nesta página. Para mais detalhes sobre a distro e de como fazer a instalação, sugerimos que confira este artigo no qual contamos as principais novidades e este outro com as instruções necessárias.

6. Kali

download-linux-kali

Kali Linux é a distribuição mais peculiar da lista, pois é inteiramente voltada a atividades de cibersegurança, sendo muito popular entre ethical hackers e profissionais de Segurança da Informação em geral. Logo, se esse é o seu objetivo na carreira, instalá-lo no computador ou máquina virtual é, no mínimo, conveniente.

Existem centenas de programas e ferramentas para hackers que podem ser usadas no Kali Linux, algumas delas, inclusive, projetadas para o sistema. Quer alguns exemplos? Apresentamos 57 dessas ferramentas em uma série de dois posts (parte 1 e parte 2), categorizadas em:

  • coleta de informações / análise de vulnerabilidade;
  • aplicações web;
  • violação de senhas;
  • engenharia reversa;
  • ataques a redes wireless;
  • network sniffer / IP spoofing;
  • relatórios; e
  • forensics.

Devido ao Kali Linux ser projetado para tais finalidades, o sistema está presente nos maiores e mais complexos ambientes corporativos. Se por um lado isso o torna indispensável para quem é da área, qualquer outro propósito de uso faz do Kali uma distro não recomendada.

Como fazer download do Kali

De acordo com a página de download do projeto, a equipe gera imagens de instalação do Kali Linux com frequência de poucos meses e há, também, lançamentos não oficiais, sem testes, que saem semanalmente.

7. Elementary OS

download-linux-Elementary-OS

Embora seja baseado no Ubuntu, o Elementary OS é um sistema operacional que procura fugir do mundo comum do Linux, oferecendo recursos — sobretudo visuais — pensados para usuários interessados em experiências similares ao macOS em termos de sofisticação e facilidade de uso encontrada no Ubuntu.

Segundo os próprios desenvolvedores, um dos maiores diferenciais do Elementary OS é a Central de Aplicativos, um marketplace que reúne aplicações de desenvolvedores independentes, revisadas e curadas pelo projeto, os quais podem ser adquiridos gratuitamente ou comprados.

O desenvolvimento do Elementary OS é 100% à base de código aberto e colaborativo. É notável o cuidado dos colaboradores do projeto em fazer boas traduções, manter os usuários atualizados com blog posts relevantes e um conceito de design distinto de outras distribuições. Resumindo, é um ótimo sistema para novatos no Linux.

Como fazer download do Elementary OS

No momento, a versão estável é o Elementary OS 5.1.7 Hera. Porém o próximo release já se encontra no estágio de early access e estará disponível em breve com vários aprimoramentos de uso de hardware, performance, integração e até mesmo instalação. Você pode baixar o sistema nesta página (disponível em PT-BR) — vale frisar que não é necessário pagar pelo download, isso é opcional.

8. Pop_OS!

download-linuxpop_os

O POP_OS! também se encontra no hall de distribuições baseadas no Ubuntu. Em termos de interface gráfica é pouco provável que você encontre um grande diferencial, porém o sistema, desenvolvido pelo projeto system76, promete navegação ágil e fluidez no fluxo de trabalho, tudo para economizar tempo e simplificar tarefas.

A funcionalidade auto-tiling, por exemplo, permite que o usuário tenha uma visão panorâmica das atividades e navegue por uma janela sem que outra precise ser minimizada, bastando utilizar atalhos simples pelo teclado para alternar o foco e mover, reordenar ou redimensionar janelas. Um recurso e tanto para profissionais criativos.

Outro aspecto muito interessante do PoP_OS! é que, diferentemente das demais distros, ele conta com uma versão especialmente desenvolvida para placas de vídeo NVIDIA, proporcionando melhor aproveitamento de hardware. Além disso, é possível baixar toolkits específicos para diversas atividades, como produção de mídia, bioinformática e deep learning.

Como fazer download do Pop_OS!

Para se ter ideia da dimensão do projeto da system76, podemos obter o PoP_OS! tanto por meio de download da imagem de instalação (gratuita) quanto adquirindo equipamentos de hardware e computadores comercializados no site. Baixe o sistema, aqui.

9. Lite

O Linux Lite é uma distribuição livre que tem um propósito claro: oferecer ao usuário um sistema Linux leve e muito fácil de usar. Em outras palavras, projetado especialmente para pessoas que querem deixar de lado o Windows, mas sem se deparar com elementos que geralmente espantam novos usuários (uso frequente do terminal, instalações complexas, etc.).

Mas o que de fato esperar do Linux Lite? Para começar, o sistema é baseado no Ubuntu e, portanto, não há surpresas quanto ao design sofisticado e intuitivo — nesse ponto, chega a se parecer com o Windows. Programas essenciais, como pacote office, browser, multimídia, entre outros, já vêm instalados por padrão.

Um dos diferenciais para quem está migrando para o Linux, sem dúvidas, é o acesso a informações de suporte. Quanto a isso não há do que duvidar: existe uma vasta comunidade de usuários experientes e dispostos a ajudar a resolver quaisquer problemas que possam surgir — normalmente, os eventos do Linux são muito mais fáceis de solucionar do que em outros sistemas.

Como fazer download do Linux Lite

Você encontra a versão 5.2 do Linux Lite para download direto ou via torrent. Se quiser, é possível até mesmo testá-lo em uma máquina antiga, uma vez que os requisitos mínimos são um processador de pelo menos 1Ghz, 768MB de RAM e 8GB de espaço em disco — ótima oportunidade para ressuscitar o seu computador quase obsoleto usufruindo de um sistema moderno e performático.

Fazer download do Linux está cada vez mais fácil. Aos poucos, mais usuários vão descobrindo a versatilidade das distribuições, o que representa enorme vantagem sobre os principais sistemas do mercado, como Windows e MacOS, que não oferecem diferenças significativas entre suas versões, além de restringirem os usuários em vários aspectos devido ao código fechado.

Contudo, saiba que qualquer um dos sistemas que listamos neste conteúdo é um pontapé inicial para você se tornar um profissional em Linux. Quer saber como? Visite o site Profissionais Linux para mais informações.

Leia também:  TCPDUMP: Como Analisar O Tráfego De Rede De Forma Simples E Prática

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos Recentes

Descubra como dominar o sistema mais utilizado em servidores