Como atualizar pacotes (softwares) com o APT no Ubuntu


Como atualizar pacotes com o APT no Ubuntu Linux? Isso é bem mais simples do que parece, o APT facilita muito o trabalho de atualização do sistema.

Ao longo do tempo pacotes mudam, novas versões são lançada para adicionar novos recursos e corrigir problemas. Você pode usar o APT para atualizar seu sistema para novas versões de pacotes.

Em primeiro lugar, podemos verificar se existem atualizações para os pacotes o seu sistema Ubuntu, vamos utilizar o apt-get com a opção update, não esqueça de ler o post APT Gerenciando pacotes (softwares) no Ubuntu.

$sudo apt-get update

Este comando procura por novas versões de pacotes no repositórios disponíveis, e atualiza a lista de pacotes e versões em cache no seu sistema Ubuntu Linux.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Para atualizar os pacotes no seu sistema Ubuntu Linux usando a opção upgrade para o apt-get

Como atualizar um sistema Ubuntu Linux completo

$sudo apt-get upgrade

Você deve sempre atualizar a lista de pacote antes de atualizar seu sistema, por isso é uma boa idéia executar dois comandos juntos, separando os comandos por ponto e vírgula, como no exemplo.

$ sudo apt-get update; sudo apt-get upgrade
Get:1 http://dl.google.com stable Release.gpg [189B]
...
The following packages will be upgraded:
app-install-data app-install-data-commercial apport apport-gtk bind9-host
capplets-data dbus dbus-1-utils

Lembrando que este comando, sudo apt-get upgrade estaremos atualizando o sistema completo, ou seja todos os pacotes do seu Ubuntu Linux.

Como atualizar um pacotes individual no Ubuntu Linux

O mais interessante neste caso, que para atualizar um pacote individualmente no Ubuntu Linux , nós vamos usar o mesmo comando que utilizado para instalar um pacote via APT, ou seja o apt-get install

Leia também ...   Como instalar o Kaspersky Anti-Virus for Linux Mail Server integrado com postfix e amavis

Lembrando do exemplo do post Como instalar pacotes (softwares) no Ubuntu via APT onde instalamos o picasa, e se o google resolver lançar uma nova versão do seu software de gerenciamento de imagem, para voce atualizar seu Ubuntu Linux, bastar digitar, apt-get install picasa

$sudo apt-get install picasa
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
picasa já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 12 não atualizados.

No exemplo acima, o APT verificou que já temos a ultima versão do pacote em nosso sistema, e não será necessário fazer a atualização. Caso uma nova versão estivesse disponível, o APT automaticamente iria atualizar o picasa.

Hoje, aprendemos como atualizar pocotes no Ubuntu Linux via APT, é mais uma das facilidades do APT, podemos atualizar o sistema completo ou um pacote individual. Lembrando que este post faz parte da série, curso de Linux com Ubuntu, acesso o conteúdo completo deste curso.

Por hoje é isso, qualquer duvida pode entrar em contato, se quiser saber oque eu estou fazendo é só me seguir no twitter em @pedrodelfino

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"