Grub Rescue – 3 Soluções Para Acabar Com o Problema No Boot Do Seu Computador

O grub rescue é uma mensagem de erro que surge no processo de inicialização de sistema, ou seja, durante o boot. Na prática, ao ligar o computador, aparece uma tela similar ao terminal do Linux junto da mensagem acusando “unknown filesystem” seguida de “grub rescue”.

Esse problema costuma ocorrer quando o usuário instala o Windows, por exemplo, para ter a opção de dual boot com uma distribuição Linux. Por que isso acontece? Geralmente, porque a nova instalação quebrou o GRUB, carregador de boot criado pelo projeto GNU.

Na prática, o GRUB deixa de reconhecer o sistema de arquivos, resultando na incapacidade de inicialização do sistema operacional. Entretanto, a solução não está, necessariamente, na formatação da máquina.

Para comprovar a tese, apresento, neste artigo, três medidas providenciais para recuperar o GRUB em sua máquina e, com isso, voltar a utilizar o Linux sem desagradáveis surpresas.

Grub Rescue - 3 Soluções Para Acabar Com o Problema No Boot Do Seu Computador

1. Proceda a partir da tela do grub rescue

Quando a tela escura aparecer com a mensagem de erro grub rescue, digite o comando ls e tecle enter. Isso fará com que você tenha acesso a um menu contendo as partições disponíveis no computador.

Nessa etapa é importante que se saiba o HD em que o Linux está instalado, pois o selecionaremos. Encontrou? Então tecle enter para confirmar.

Agora, digite o comando set conforme o exemplo:

set prefix=(hd0,msdos1)/boot/grub

Evidentemente, a informação que você colocará entre parenteses é o disco rígido em questão. Enquanto ela permanecer incorreta o sistema retornará uma mensagem de erro, então não há problemas em tentar uma opção de cada vez até acertar.

Assim que proceder, digite os comandos exatamente como no exemplo:

insmod normal
normal

Depois disso o seu computador será reiniciado e, automaticamente, o redirecionará para o sistema Linux instalado, o que é um bom sinal.

Leia mais:  MongoDB - Guia básico para instalar um banco de dados NoSQL no Linux

Tudo o que resta a se fazer é abrir o terminal e digitar os comandos a seguir:

sudo update-grub
sudo grub-install /dev/sda

Esse procedimento fará com que o GRUB seja reinstalado e, consequentemente, a sua distro do Linux volte a funcionar normalmente a partir da próxima inicialização.

2. Utilize um pendrive bootável Linux

Presumindo que você tenha um pendrive bootável Linux à disposição, o reparo do GRUB pode ser feito por meio do terminal do Linux. Vale frisar que um CD / DVD com o Linux gravado é, também, uma possível alternativa.

Conecte o seu dispositivo USB ou o disco e configure o boot conforme a necessidade. Quando o Linux estiver carregado no modo Live, faremos um procedimento muito parecido com o que expliquei acima: localizaremos a partição que guarda a instalação do Ubuntu.

Inicie abrindo o terminal (Ctrl+Alt+T) e digite o seguinte comando:

sudo fdisk -l

Com a partição identificada, o próximo passo é montar a partição root; digite os comandos:

sudo mkdir -p /media/ubuntu
sudo mount /dev/sda2 /media/linux

Observação: o nome varia em cada situação, por isso o mais importante é que você compreenda a sintaxe do comando.

Uma vez que a partição esteja montada, devemos prosseguir montando uma pequena série de itens para preparação do ambiente chroot. Mas o que é preciso fazer? Apenas digite os comandos:

sudo mount --bind /dev /media/linux/dev
sudo mount --bind /proc /media/linux/proc
sudo mount --bind /sys /media/linux/sys
sudo chroot /media/linux

Tudo ocorreu normalmente, certo? Ótimo! Agora o sistema está pronto para receber a instalação do GRUB. Lembrando que estamos usando o Linux Live para instalar o programa no disco rígido, então acrescentamos o nome da partição após o comando. Exemplo:

grub-install --root-directory=/media/linux /dev/sda2

Com o GRUB devidamente reinstalado em sua máquina, o processo de boot voltará ao normal para que você consiga usufruir do dual boot.

Leia mais:  Squid Proxy Server - Descubra as vantagens de utilizar um proxy

Se este método parece muito trabalhoso, existe um jeito mais simplificado de reparar o sistema usando o Linux no modo Live. Confira!

2.1 Método alternativo com o pendrive bootável

Faça o mesmo procedimento inicial, isto é, plugue o USB ou insira o disco do Linux Live e aguarde o ambiente desktop carregar. Em seguida, conecte-se à Internet e abra o terminal.

Desta vez, em vez de reinstalarmos o GRUB, utilizaremos o Boot Repair Tool — ferramenta simples, mas bastante eficaz para a maioria dos problemas com boot. A instalação pode ser feita com os comandos:

sudo add-apt-repository -y ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair

Assim que o programa iniciar, basta seguir as opções padrões e aguardar a reparação do boot — quanto melhor a conexão com a Internet, menos tempo durará o processo. Decerto este é o método mais fácil de recuperação.

3. Faça a reparação do Windows

Outra solução que você pode tentar é a partir da reparação do Windows, caso o tenha instalado para fazer dual boot. Para isso, no entanto, é necessário ter à disposição um DVD de instalação do Windows (a partir da versão Seven), ou um dispositivo USB com a ISO bootável.

Com o DVD / USB preparado, insira-o no computador, inicie o sistema e selecione o boot correto. Quando surgir a tela de opções, navegue até encontrar o modo “repair your computer” e clique no botão.

Se necessário, selecione o sistema operacional e, em seguida, clique em “prompt de comando” no menu de recuperação do sistema. Assim que fizer isso, digite os seguintes comandos:

bootrec /fixboot
bootrec /fixmbr

Pronto! Agora é só encerrar o setup e reiniciar a máquina para que o Windows seja restaurado, substituindo o GRUB no carregamento do boot.

Leia mais:  Formação Linux: O Guia Completo para Você Ficar Atualizado

Todavia, caso o GRUB seja a sua preferência e portanto não deseja vê-lo substituído pelo bootloader do Windows, você tem a opção de o reinstalar, seguindo os procedimentos do segundo método da lista.

Conforme vimos no decorrer do conteúdo, fazer a restauração do GRUB quando surge o erro grub rescue não é uma tarefa complicada, principalmente se você optar pelo uso do pendrive bootável ou DVD Live Linux.

Se você ainda não sabia que era possível criar um dual boot em seu computador, que tal aprender a fazê-lo?

Por outro lado, caso esteja a procura de conteúdos mais avançados sobre o uso prático do sistema Linux, experimente a leitura deste ebook gratuito do curso Linux Ubuntu que forneço no site!

Mini treinamento Gratuito

Aprenda a Dominar o Linux De Uma Vez Por Todas

Garanta sua vaga