NTP: Sincronize Os Relógios Dos Computadores E Servidores da Sua Rede

O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo de rede baseado no TCP/IP. Ele é usado para sincronizar o relógio dos computadores conectados a uma rede de dados de maneira precisa. A real necessidade disso é superar os problemas causados pela latência, os quais colocam quaisquer registros sob desconfiança.

Vamos supor que um ambiente comum de trabalho mantém a rede local funcionando. Os equipamentos conectados à rede, no entanto, não estão com os relógios sincronizados.

Sem fazer ideia das discrepâncias, a equipe começa o fato de alguns e-mails serem respondidos antes mesmo de serem encaminhados — o que, em tese, é impossível.

Agora, imaginemos os problemas que a falta de sincronia pode causar a uma empresa que faz o monitoramento de TI. É certo que a maioria dos logs de dados serão inconsistentes, pois não se sabe quando determinado evento ocorreu, o que inviabiliza auditorias.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Ficou ciente da importância em sincronizar os relógios? Ótimo! Daqui em diante abordarei, neste conteúdo, o que você precisa saber acerca do NTP. Falaremos sobre o seu conceito, origem, funcionamento, instalação e configuração. Preparado para começar?

Conceito e funcionamento do protocolo NTP

O protocolo NTP é utilizado a partir de um servidor específico e dedicado, ou seja, um servidor NTP. A função dele é estabelecer conectividade com outro servidor (geralmente uma sub-rede), o qual fornece o horário em tempo real.

Por exemplo, o NTP conecta a sua rede ao serviço que fornece a hora certa. Este, por sua vez, capta a informação do UTC (Coordinated Universal Time, ou Tempo Universal Coordenado), fuso horário usado como referência de cálculo para as demais zonas horárias.

Leia também ...   Comandos git Mais Utilizados Para Gerenciar Repositórios Do GitHub

O servidor NTP, ao receber a solicitação, calcula a latência para definir a hora certa do cliente. No Brasil, o serviço de sincronismo público é disponibilizado pelo Observatório Nacional, por meio desta página, em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o NIC.br.

Surgimento do protocolo NTP

Embora muito utilizado atualmente, o NTP está em operação há mais de 30 anos, sendo um dos mais antigos protocolos que seguem em uso. Se considerarmos o início do desenvolvimento e primeiros testes em público, o conceito está prestes a completar 40 anos.

Todavia, foi no ano de 1985 que o protocolo NTP foi concluído e implementado nos sistemas operacionais Fuzzball e Unix. O autor, por sua vez, foi David L. Mills, na University of Delaware.

Durante todo esse tempo o protocolo recebeu diversas atualizações e funcionalidades. Além disso, o projeto passou a ser mantido como open source, ou seja, o código fonte é livre para ser estudado, aprimorado e integrado a outros projetos.

Até aqui nós aprendemos o que é o protocolo NTP, para que ele serve e quando ele foi criado. Nos próximos tópicos, abordarei o lado prático: vamos instalar um servidor NTP no Linux e configurá-lo.

Instalação de um NTP Server no Linux

A situação mais comum de instalação do NTP é a partir de um servidor local que é acessado por um conjunto de computadores. Sendo assim, faremos com que o servidor local sincronize os relógios de todos os dispositivos, inclusive roteadores e outros equipamentos.

Tendo em vista garantir o máximo de eficiência — e outras vantagens —, o processo será explicado com base nos servidores Linux (mais precisamente o Ubuntu), até por ele estar presente na maioria das empresas ao redor do planeta — fato que não provém do acaso.

Leia também ...   wget - Como Instalar e Utilizar Essa Ferramenta Para Download De Arquivos No Terminal

Com o sistema operacional preparado, abra o terminal do Linux para atualizar o repositório e, em seguida, instalar o NTP server. Vale frisar que o protocolo será instalado, também, nas máquinas clientes. Digite os seguintes comandos:

sudo apt update

sudo apt install ntp -y

Nos computadores que fazem parte da rede local, instale os recursos necessários para estabelecer a sincronia com o servidor — o que aprenderemos a fazer no próximo tópico.

sudo apt update

sudo apt install ntpdate -y

Para que as novas instalações funcionem é preciso fazer as configurações. Vamos ao passo a passo?

Configuração do servidor NTP Linux

Primeiramente, pelo lado do servidor, usando um editor de texto, abra o arquivo de configuração do NTP.

sudo vim /etc/ntp.conf

Acrescentaremos algumas linhas a este arquivo para registrar os servidores NTP para sincronia.

server 0.ubuntu.pool.ntp.org iburst

server 1.ubuntu.pool.ntp.org iburst

server 2.ubuntu.pool.ntp.org iburst

server 3.ubuntu.pool.ntp.org iburst

Para isso, utiliza-se o site do NTP Pool Project, que disponibiliza os endereços. Neste exemplo em especial, selecionamos a zona BR para adicionar os servidores NTP mais próximos.

server 0.br.pool.ntp.org

server 0.south-america.pool.ntp.org

server 2.south-america.pool.ntp.org

O próximo passo é adicionar a rede local para que ela seja sincronizada. Supondo que o endereço IP da rede seja 192.168.104.0/24, insira-o de acordo com a sintaxe próxima linha que adicionaremos:

restrict 192.168.104.0 mask 255.255.255.0

Depois de editar o arquivo de configuração, salve as alterações e feche-o. Digite no terminal: sudo service ntp restart e, em seguida, sudo systemctl enable ntp. Isso fará com que o NTP seja reiniciado junto com o boot do sistema operacional. Para se certificar de que a rede está conectada ao NTP server, digite ntpq -p.

Se tudo ocorreu como esperado, o seu servidor NTP Linux já está funcionando e, também, pronto para sincronizar os relógios. Entretanto, é necessário que o servidor receba solicitações; a partir do computador do cliente, digite:

sudo ntpdate -o 192.168.104.254

Em suma, apenas acionamos o NTP para que a máquina seja sincronizada à rede que cadastramos. A partir de agora os relógios serão sincronizados automaticamente.

Leia também ...   8 Dicas para otimizar seus estudos do sistema LINUX e se tornar um profissional (Dica 3 e Dica 7 resolve um erro comum de quem está começando)

Com o servidor NTP configurado, conforme você aprendeu no decorrer da leitura, a falta de sincronia horária deixará de ser um problema na sua rede. Afinal, ela contará com um servidor dedicado que eliminará as brechas de segurança que envolvam a latência.

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o servidor NTP? Deseja acrescentar algum detalhe? Compartilhe nos comentários!

Se você está curtindo as dicas sobre Linux abordadas no blog, aproveite para visitar a página Profissionais Linux. Lá, você terá acesso a conteúdos avançados que o ajudarão a construir uma carreira sólida na área de TI

Sobre pedrodelfino

Trabalha a mais de 14 anos com administração de sistemas LINUX, dedicado em ensinar novos profissionais a atuar com servidores. Saiba mais aqui. "Caso queira participar de uma aula online comigo utilize o formulário Acima"

Você Precisa  { DOMINAR } O Sistema LINUX?