Utilizar um pendrive bootável Linux é um recurso que facilita a vida de quem planeja instalar o sistema no computador, sendo ele mais rápido, confiável e vantajoso do que usar um CD / DVD, pois o pendrive possibilita a gravação de dados e instalação de programas.
O pendrive iniciável é, também, extremamente útil para quem deseja testar versões e distros do Linux sem se preocupar em formatar o PC, ou substituir o sistema operacional por outro que ainda desconheça ou não atenda às necessidades — o que também pode ser feito no Virtualbox.
Além disso, executar um sistema operacional a partir de um dispositivo móvel, como pendrive e cartão SSD, proporciona excelente desempenho em termos de velocidade e, de quebra, mantém liberado todo o espaço do HD para manter dados e programas.
Sabendo disso, certamente você quer entender como fazer um pendrive bootável Linux, não é mesmo? Neste artigo, apresentarei nove programas que você pode utilizar para isso. Vamos a eles?
1.Pendrive bootável Linux com LinuxLive USB Creator
Encabeçando a lista, o LinuxLive USB Creator — também conhecido como LiLi — é um software livre e de código aberto pensada em usuários que desejam experimentar alguma versão do Linux diretamente do pendrive bootável.
Veja também o artigo completo sobre o LinuxLive USB Creator:
O programa oferece suporte à maioria das distribuições Linux existente e uma série de recursos interessantes, como:
- Smart Clean & Smart Download, usados para desinstalar ou baixar o Linux em apenas dois cliques;
- verificador de integridade de arquivo, que emite alerta se a ISO estiver corrompida;
- atualizações automáticas da distribuição instalada.
Sem dúvidas, esse é um dos melhores programas para criar o seu drive bootável Linux!
Acessar o site oficial: http://www.linuxliveusb.com/
2. RMPrepUSB
O RMPrepUSB é uma ferramenta que reúne várias funções numa única interface, o que, de certa forma, o torna complexo e confuso— principalmente para quem ainda é iniciante no assunto.
Contudo, o programa oferece funcionalidades que podem ser muito interessantes para quem busca ter vários sistemas em um único dispositivo. Isso porque a especialidade do RMPrepUSB é criar múltiplas partições no mesmo drive USB.
Por exemplo, dependendo da capacidade de armazenamento do pendrive, você consegue instalar uma distro do Linux e do Windows, ambas bootáveis e com partição específica para guardar arquivos.
Não esqueça de conferir o nosso artigo completo sobre o RMPrepUSB:
Acessar o site oficial: https://www.rmprepusb.com/
3. YUMI
Também conhecida como Your Universal Multi-Boot Instaler, a ferramenta YUMI é livre, open source, e grava não apenas múltiplos sistemas operacionais bootáveis, mas outros tipos de programas executáveis em qualquer computador, como antivírus e firewall, todos predefinidos — ou seja, prontos para download.
No link abaixo, você irá encontrar um artigo completo sobre o YUMI:
Um diferencial do YUMI em relação aos demais programas para instalação de sistemas bootáveis é a possibilidade de instalar boots do Android, de modo que o sistema exclusivo dos dispositivos móveis seja utilizado no desktop.
Acessar o site oficial: https://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/
4. Criar pendrive bootável linux no windows o Microsoft Windows USB/DVD Download Tool
Embora o foco do assunto seja a criação de pendrive bootável Linux, a ferramenta fornecida pela Microsoft merece o seu destaque, visto que é a solução mais indicada para quem quer instalar boots de versões do Windows em dispositivos de armazenamento.
Se precisar saber mais sobre o Windows USB/DVD Download Tool visite o nosso artigo completo, no link abaixo:
As principais características do programa são a facilidade de uso — em apenas quatro cliques o usuário cria o seu pendrive bootável — e o suporte para gravação dos sistemas Windows em mídia de CD / DVD.
Acessar o site oficial: https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=56485
5. Rufus
Entre todos os programas da lista, o Rufus é o mais indicado para usuários que buscam agilidade e baixo consumo dos recursos de hardware. Além disso, o Rufus traz benefícios no quesito praticidade, visto que não requer instalação.
Para saber mais sobre o Rufus, como utilizar cada configuração, acesse o link abaixo:
Vale destacar, também, a compatibilidade com todas as versões e distribuições do Linux e do Windows, possibilitando ao usuário escolher entre diversos sistemas operacionais para bootar a partir do pendrive.
Acessar o site oficial: https://rufus.akeo.ie/
6. XBoot
O XBoot é um dos programas mais leves que você encontrará para criar um pendrive bootável Linux, chegando a competir com o Rufus nesse quesito. Entretanto, a quantidade de funcionalidades é mais extensa, contendo recursos oferecidos por poucas ferramentas da categoria.
Você também poderá aprender mais como utilizar o Xboot no artigo abaixo:
Com o XBoot é possível criar discos de recuperação, iniciar aplicações antivírus e instalar múltiplos sistemas operacionais no mesmo dispositivo, aspectos que fazem desse programa um dos mais equilibrados em termos de recursos e desempenho.
Acessar o site oficial: https://sites.google.com/site/shamurxboot/
7. Criar pendrive bootável LINUX no Mac OS ou Windows com o UNetbootin
Os desenvolvedores do UNetbootin colocaram em prática a ideia de disponibilizar, no próprio programa, uma série de sistemas operacionais no banco de dados para o usuário baixar, conforme acontece no YUMI e Universal USB Installer — mais adiante falarei sobre ele.
Claro que você também poderá acessar um artigo completo sobre o UNetbootin no link abaixo:
A diferença, no entanto, é que eles conseguiram compactar os instaladores de modo que as imagens sejam mais leves e os downloads, consequentemente, mais rápidos. O mais legal desse recurso é que o usuário não precisa se preocupar com a compatibilidade, pois o próprio UNetbootin disponibiliza a distro.
Por fim, vale frisar que o UNEtbootin é livre de instalações e é multiplataforma, podendo ser executado em sistemas Linux, Windows e Mac, contanto que a versão do arquivo corresponda ao sistema utilizado.
Acessar o site oficial: http://unetbootin.github.io/
8. Universal USB Installer
Assim como o YUMI, o Universal USB Installer é fornecido pela equipe do site Pendrivelinux.com, possuindo, inclusive, interfaces semelhantes. A diferença mais notável entre eles se limita a poucos recursos, como a opção de criar um disco de recuperação e trabalhar com outros formatos fora o ISO.
Veja o artigo completo sobre o Universal USB Installer no link abaixo:
As vantagens do YUMI quanto à interface amigável, facilidade de instalação, instalação de múltiplos sistemas operacionais, também estão presentes no Universal USB Installer — esse pode ser considerado uma versão menos robusta.
Acessar site ofical: https://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/
9. Etcher
Fechando a lista, o Etcher é um programa multiplataforma cuja versão para Linux conta com a funcionalidade AppImage, que dispensa a necessidade de instalação, fazendo com que o Linux seja executado como uma aplicação portátil.
O relativamente baixo arsenal de funcionalidades presentes no Etcher é o que faz da ferramenta providencial para quem procura simplicidade que, nesse caso, é incrementada pela interface bonita e amigável. Em suma, ele não promete muito, mas cumpre o que promete.
Acesse também o nosso artigo completo sobre o Etcher, e conheça cada detalhe dessa ferramenta, no link abaixo:
Acessar site oficial: https://etcher.io/
Concluindo:
Criar um pendrive bootável Linux é uma tarefa mais simples do que parece, visto que existe uma série de ferramentas específicas, como as que foram listadas até aqui, capazes de simplificar todo o processo. Então, qual delas você pretende usar para criar o seu boot?
Pretende instalar uma distro Linux para aprender a mexer no sistema? Aproveite para experimentar o Ubuntu seguindo as dicas que disponibilizei no ebook do curso Linux Ubuntu.